Dúvidas

PAGAMENTOS E BOLETOS

Não consigo efetuar pagamento do meu boleto, por quê?


Todos os boletos passam por um processo chamado registro, que pode levar até 48 horas após a emissão para liberação do pagamento. Caso não consiga efetuar o pagamento após este prazo, retorne o contato para a Cobrafix no 0800...




Após o pagamento, qual o prazo para minhas informações saírem do sistema?


Até 3 dias úteis.




Meu débito foi quitado, mas ainda recebo ligações de cobrança. O que devo fazer?


Caso ainda receba ligações depois do pagamento, favor encaminhe seu comprovante de pagamento do boleto ao e-mail do financeiro: financeiro@cobrafix.com.br




Após o pagamento, em qual prazo posso voltar a estudar?


Cada instituição de ensino tem seu próprio regulamento, procure a secretaria da sua unidade para maiores esclarecimentos.





NEGOCIAÇÕES

Como negociar meu débito presencialmente?


Existem duas maneiras de negociação presencialmente:
1) Postos de Atendimento: Verifique se a sua unidade possui um posto de atendimento.
2) Filial da Cobrafix: Clique aqui e encontre um posto próximo a você.




Não estou de acordo com o valor do débito cobrado. O que fazer?


Nos encaminhe sua proposta para que possamos intermediar a negociação com o Credor.




Com quanto tempo a instituição pode negativar minha dívida?


Após o primeiro dia de atraso a sua instituição já pode formalizar sua dívida.




O que é protesto dos débitos em cartório?


O protesto é um ato formal pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívidas. Para saber mais sobre protestos acesse: https://www.protesto.net.br/home.php?ac=orientadevedor




Em qual prazo a instituição de ensino pode protestar minha dívida?


Não existe prazo para protestar qualquer título. A legislação específica sobre a questão dispõe que não cabe ao cartório investigar a ocorrência de prescrição da dívida. Para saber mais sobre protestos acesse: https://www.protesto.net.br/home.php?ac=orientadevedor





OUTRAS DÚVIDAS

Não reconheço esta dívida, como proceder?


A forma mais rápida de solucionar este caso é anotar todas informações, e procurar a instituição de ensino que foi informado o débito no atendimento. Ou encaminhe a contestação do débito ao Canal oficial da Pagfix.




Estou recebendo uma cobrança no nome de outra pessoa. Como retirar meu telefone da base de dados?


Se dirigija a instituição de ensino que foi informado no momento da cobrança e solicitar a retirada de seu telefone da base de dados de cobrança. Ou, você pode encaminhar um pedido por escrito ao canal oficial de atendimento da Cobrafix para ser analisado. (Poderá ser exigido documentos que comprovem a veracidade das informações).




Por quem são definido os valores dos juros e multas?


Cada instituição tem suas política de juros e multa que estão atrelados ao contrato do aluno. Em caso de dúvida com seus contrato verifique junto a sua instituição.




Entre quais horários a empresa prestadora da cobrança pode me contactar?


Cada estado Brasileiro tem uma regulamentação, porém em regra geral as ligações são feitas após ás 8:00 e antes das 21:00hs. Porém a Pagfix está 24h pronta para te ajudar.




Após o vencimento, em quanto tempo minha dívida pode ser direcionada para uma empresa de cobrança?


A partir do dia seguinte ao inadimplemento. Contudo, cabe ser acordado com a sua instituição os prazos de cobrança para os débitos em aberto. Consulte sua Instituição.




Porque a Cobrafix está me cobrando ao invés da Instituição?


Muitas instituições terceirizam esse serviço para escritórios especializados, que são chamadas Cobrança "amigável".

A empresa de cobrança ajuda a identificar qual o melhor canal para entrar em contato com o cliente (ligação, e-mail, WhatsApp etc.), e o melhor horário para fazer a cobrança, ajudando o devedor a negociar o seu débito.




A Cobrança pode ser feita por WhatsApp?


Sim, sua legitimidade para cobrança já é reconhecida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), desde que não seja realizada de forma abusiva.




Quem inclui meu nome do SPC e Serasa?


A inclusão aos órgão de proteção ao crédito é feito de acordo com o contrato do aluno, cedido no momento da matrícula na instituição, em caso de dúvidas procure o financeiro da sua instituição.




Posso ser cobrando no meu trabalho?


O Credor pode ligar para o trabalho (do inadimplente), desde que não seja com ligações insistentes, várias vezes ao dia e diariamente. E nem mesmo dar ciência do débito para terceiros.





Ainda tem dúvidas? Envie sua mensagem
arrow&v